Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Parece incrível, mas aconteceu mesmo!



Aconteceu na Assembleia Municipal de Almada na passada 5.ª feira.

Depois de uma agitada reunião, em que assistimos a uma total falta de respeito pelo funcionamento deste órgão autárquico por parte da Presidente da Câmara que insistiu em continuar a falar, aos gritos (para se sobrepor aos protestos dos deputados), apesar de já não dispor de tempo regulamentar para o efeito (perante a tímida chamada de atenção do Presidente da Mesa que se viu impotente para calar a sua camarada e impor ordem no plenário), e do triste espectáculo que foi observar a edil perder a compostura perante as críticas à sua gestão e à falta de rigor e transparência feitas à Câmara Municipal, como se isso não bastasse, à saída fomos ainda brindados com um execrável acto de má educação protagonizado por Maria Emília Neto de Sousa.

Estavam os deputados do CDS/PP a conversar comigo e com um outro munícipe, quando a Presidente da CMA passa por detrás do deputado municipal Fernando Pena e cospe para o chão junto aos seus pés. Fiquei literalmente siderada.

Mas não fui a única a ver este gesto provocatório e de desprezo, impróprio de ser cometido por qualquer pessoa mas, em particular, por alguém que ocupa um cargo público como é o caso da senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada.

Que má educação. Que falta de carácter. Sinceramente! Por mais ofendida que pudesse sentir-se devido ao duro confronto durante o decorrer da reunião da Assembleia Municipal, nada justifica a adopção de um comportamento de tão baixo nível.

Maria Emília começa a apresentar graves sinais de “demência política”. Por tudo e por nada “perde as estribeiras” (perdoem o calão mas é, de facto, o mais apropriado)… como aconteceu na 4.ª feira em relação à moção do PSD sobre a defesa do património histórico de Cacilhas, quando se irritou e invectivou aquele partido pela apresentação daquele documento, numa reacção completamente desproporcionada face ao teor do texto em causa.

Mas mais espantada fiquei quando me vieram contar que já na 1.ª reunião desta sessão ordinária, enquanto Fernando Pena lia a sua declaração política (ainda no período de «Antes da Ordem do Dia», após a votação das moções), onde abordava a problemática das Terras da Costa e o abominável atentado ao património natural e paisagístico que ali está a ser cometido, a senhora Presidente da Câmara não se coibiu de ter gesto idêntico:
Levantando o tronco e inclinando-se por sobre a mesa atrás da qual estava sentada, ladeada pelos membros do executivo, resolve cuspir para o chão da sala. De frente para os deputados municipais, houve pois várias testemunhas deste insólito e inqualificável acto. Que degradação! Que tristeza!

E como tem reagido a bancada da CDU a tudo isto? Pois é… SILÊNCIO ABSOLUTO. Ou melhor, não intervêm sobre o assunto, formalmente fingem que não se passou nada. Mas na bancada é vê-los a rirem muito, a murmurar entre dentes, a cochichar entre si, a lançar uns impropérios de forma casual – amiúde secundados por alguns membros do executivo (na 5.ª feira um dos vereadores da CDU chamou fascista ao Fernando Pena) – e a destratar todos os que ousam fazer uma crítica mais contundente, seja com gestos ou palavras. Uma indisciplina permitida pela Mesa da Assembleia a despeito de, muitas vezes, acabar por perturbar o decorrer dos trabalhos, ao dificultar a audição dos discursos, e mostrar um completo menosprezo pelo funcionamento deste órgão autárquico.

Logo agora que estamos a comemorar o 37.º aniversário do 25 de Abril e que a CDU fez aprovar na véspera, naquela mesma sala, uma moção exaltando os valores de Abril (sendo que uma das maiores conquistas foi, precisamente, o poder local democrático), a senhora Presidente da Câmara Municipal de Almada oferece-nos este espectáculo degradante.

Estou chocada e indignada! Assim como o estão as outras testemunhas destas ocorrências e todos aqueles a quem conto estes dois episódios.

Acho que o melhor é aconselharem o senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal a colocar à entrada da sala onde se realizam as sessões o aviso que ilustra este artigo. E que se aprove um regulamento municipal de conduta no plenário. Francamente!

38 comentários:

  1. O que é melhor, é a CMA colocar escarradores por toda a cidade, e tambem junto á mesa da presidente não vá a senhora ter alguma urgencia de escarrar,o que realmente é muito fino e de boa educação,e muito mais numa senhora,isto só demostra o nivel da dita.

    ResponderEliminar
  2. Devo fazer um acto de contrição:
    A culpa é minha, toda minha; de facto, há mais de um ano que cometo o erro de cuspir sempre que passo pela czarina ou ela passa por mim. Como sabemos, os maus exemplos aprendem-se com muita facilidade.
    Penso que o meu procedimento terá que ser corrigido, estou a pensar sériamente deixar de escarrar ou cuspir sempre que a vejo.
    Talvez comece a peidar-me, sei lá, como é preciso ter gazes para o fazer, talvez a czarina não me consiga imitar.

    ResponderEliminar
  3. A Emilia não se pede, não se lhe vá a escapar a fouce e lhe corte o cu.

    ResponderEliminar
  4. Ainda não se como ninguém lhe para os pés a esta ordinária.

    ResponderEliminar
  5. Eu já tenho envíado esta notícia a todos os jornais nacionais e alguns internacionais, para que se saiba que representação temos na Camara de Almada.

    ResponderEliminar
  6. Há uns meses, atreveu-se a Sra. D. Maria Emília de Sousa a invectivar a Presidente da Junta de Freguesia da Trafaria, dizendo-lhe que tudo era uma questão de berço...

    Pessoalmente, o gesto da Presidente da Câmara é rasteiro mas nada me diz. Os seus insultos não me tiram o sono.

    Lamento que o Presidente da Assembleia Municipal consinta em que a edil desrespeite de forma tão vulgar o órgão que ele preside.

    Estou em crer que estes são sinais crescentes do estertor político de quem vê chegar um fim nada glorioso.

    ResponderEliminar
  7. será que a srª dita tem falta de saliva e necessita de escarrar para lubrificar as cordas vocais ?
    francamente os almadense mereciam melhor sorte, embora hajam muitas pessoas mal formadas que por vezes tomam estas hatitudes. está mais que na hora escolhermos pessoas que estejam com melhor sanidade mental do que estas na política como em qualquer lugar temos de saber ganhar mas mais ainda saber perder e reconhecer os nossos erros sem ficarmos estéricos.

    ResponderEliminar
  8. A Cobra Cuspideira é a cobra mais perigosa de África, a seguir à Mamba, dada o seu ataque venenoso. As Cuspideiras adultas medem de 1 a metro e meio. Na realidade, estas cobras não cospem veneno; pulverizam-no. Os seus músculos contraem-se para lançar veneno do fundo dos dentes venenosos, enquanto o ar dos pulmões é expirado ou pulveriza o veneno para os olhos da vítima.
    Almada está "pulverizada"....

    ResponderEliminar
  9. Almerindo, Churchilt...

    Ola !

    ResponderEliminar
  10. Se calhar, agora já percebem porque razão o ministro Pinho fez corninhos ao deputado Bernardino do PCP.

    A diferença está nas consequências do acto, e no facto de ter passado na televisão.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo
    Não estava lá, não vi, mas se foi assim acho deplorável.
    Bye

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho envíado a notícia da boa educação da Emilia e o seu espírito democrático a todos os meus contactos nacionais e estranjeiros, que são muitos, bem como televisões, rádios e jornais.

    ResponderEliminar
  13. Intolerável, fora com ela, já !!!

    ResponderEliminar
  14. O ministro não teve que demitir?

    ResponderEliminar
  15. Ramiro Cipriano Norberto30 de abril de 2011 às 12:13

    Então a senhora Emília chamou fascista ao Sr. Deputado Pena?
    Fascista é a CMA sob o seu "comando", que maltrata os trabalhadores que se opõem às duvidosas opiniões técnicas da filha dela, nos SMAS de Almada.
    Fascista é a CMA que apenas promove os detentores de cartão do PCP, deixando os outros para trás nas carreiras.
    Fascista é a CMA que, paga como engenheiro a quem não tem curso nenhum, apenas porque tem cartão do PCP.
    Fascista é a CMA que assassina património ambiental, apenas pelo negócio imobiliário.
    Fascista é a CMA que tem duas directoras que compram muitas casas, apenas para lavar dinheiro que recebem imprópriamente - Lurdes Sousa e Catarina Freitas, filha e genra da senhora Emília.
    Fascista é a CMA que distribui bens da comunidade pelos camaradas de partido.
    Fascista é a CMA que teve nos SMAS um encarregado geral (Zé Virgílio) que, "arranjou" emprego para cerca de 40 familiares dele ... Até o filho que, sem ser engenheiro recebe como tal e já é Ch. Divisão.

    Se o Sr. Pena é fascista, esta gente devia ir toda presa!

    ResponderEliminar
  16. A cultura democrática da convivência com outras ideias são coisas que deveriam ser , hoje, naturais.
    O que todos nós sabemos é que para alguns (e para o PCP é notório)esta convivência é muito dificil.
    A Defesa de Almada

    ResponderEliminar
  17. Almada chegou a tal surveção, irreparable. É a \"cidade do absurdo\" é uma delirante imaginação de uma pessoa incompetente. Terra morta. A culpa é dos Almadenses da cidade dormitorío ??? e a oposição ? gosta de ser cuspida ? Masoquistas.

    ResponderEliminar
  18. Cobra cuspideira:
    Serpente muito robusta, alongada, de cauda comprida, podendo alargar o pescoço, em «capelo», sob a acção das costelas cervicais. Olhos com pupila redonda.

    É muito perigosa pela sua agressividade, a qual se manifesta, primeiro, pelo erguer da cabeça e parte anterior do corpo, com expansão do «capelo», seguido ou não de lançamento do veneno à distância de alguns metros e, depois, pela perseguição e ataque violento.

    Almada "do lado certo"?

    ResponderEliminar
  19. A cobra-cuspideira/cuspideira consegue atingir alvos a 2 metros de distância.

    ResponderEliminar
  20. Não, Churchill, eu estava lá. Posso assegurar que NADA disto que a D. Ermelinda aqui conta é verdade. NADA, absolutamnete NADA!

    ResponderEliminar
  21. É muito venenosa e seu veneno é neurotóxico podendo matar em poucos minutos, dependendo da parte atingida pela picada.
    O canal oco das suas presas forma um ângulo de 90º, e quando pressiona as glândulas de veneno, este sai em forma de jactos, daí seu nome vulgar.

    ResponderEliminar
  22. estavas lá e não viste! decerto devias ter ido fumar um cigarrito lá fora como fazem os senhores deputados do pcp quando os membros dos outros partidos estão a falar, levantam-se e vão conversar para a rua aqueles que não o podem fazer vão-se rindo e cuspindo. para a próxima não levantes o rabinho da cadeira e abre bem os olhos ou então tira as palas para veres em todos os sentidos depois já podes falar daquilo que viste.

    ResponderEliminar
  23. Suponho que a Presidente da Câmara não estava habituada a ter uma oposição como esta: séria, esclarecida, consistente e corajosa.
    Os políticos estão mais habituados ao amadorismo, cobardia, subserviência e ignorância dos "súbditos"..
    Infelizmente, as pessoas que mais mal pensam e dizem da presidente, fazem-lhe uma vénia quando se cruzam com ela.
    É óbvio que estão encolhidos, num cantinho escuro, a aplaudir a ousadia da Ermelinda Toscano e outros...

    ResponderEliminar
  24. Sou Helena Fraga e realmente não percebo porque aparece aí "A Padeira".
    Não sou a padeira De Aljubarrota, chamo-me Helena Fraga

    ResponderEliminar
  25. Bem haja, Helena Fraga.
    Contamos com todos para acabar com o fascismo que se instalou na CMA.

    ResponderEliminar
  26. Cobra cuspideira:
    Preferem viver em pradarias e adaptam-se bem às condições de vida tanto ao nível do mar como a grande altitude.

    Nocturnas, mas sabe-se que gostam de apanhar sol durante o dia.

    A dieta consiste principalmente em sapos. Em caso de escassez de sapos, caçam pequenos mamíferos, répteis e outros anfíbios.

    Quando encurralada, a cobra-cuspideira tem uma capacidade extraordinária de se fingir de morta: deixa-se cair sobre as costas, fica totalmente mole, de boca aberta e língua de fora!

    Cuidado Almada!

    ResponderEliminar
  27. tanta mentira! tanta mentira!´para estes vale tudo. É esta gente que tem posto o país nesta miséria este tipo de gente que alimenta este blog vergonhoso, queremos esta escumalha longe de Almada eles querem roubar a cidade como roubaram o país, não deixaremos que Almada venha a ser gerido por bandidos como tem sido gerido Portugal. Xou bandidagem!!!!

    ResponderEliminar
  28. Não me espanta essa e outras atitudes da presidente e seu camarada da mesa da Assembleia. É o verniz a estalar. É gente que não tem formação cívica e democrática para exercer funções e cargos para que foram eleitos.
    Há muitos anos que Almada está infelizmente sujeita a desmandos de gente sem nível, abaixo do que é básico para se viver em democracia e em sociedade.
    Deixaram-nos e deixámos nós cidadãos e almadenses essa gente trepar demasiado e convencer-se que são bons.
    Já enganaram muitos cidadãos.

    ResponderEliminar
  29. Em 2010 aconteceu...

    «Oeiras
    Político cospe e morde polícias
    Ezequiel Lino, ex-presidente da Câmara de Sesimbra e actual adjunto de Isaltino Morais, acusado de agredir agentes da PSP em discussão de trânsito.
    Conheça todos os pormenores na edição papel do jornal 'Correio da Manhã'.»

    http://www.forumgnr.com/t20282-politico-cospe-e-morde-policias#229344

    Afinal, parece que o Partido Comunista faz escola.

    ResponderEliminar
  30. cuspideira, ai ai ai ai !!!!

    ResponderEliminar
  31. Caros leitores:se isto já vai assim, com a maior falta de civismo e cultura democrática dos membros dos Social Fascistas do PCP, a começar pela "pessoa" que exerce a Presidência do município, imaginem o que por aí vem!

    A Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada, dispõe, ainda, de muita matéria sensível e escabrosa, de CRIMES (gestão danosa e outros) ao erário público e privado pela CMA/SMAS/PCP, que irá sendo dada a conhecer à população do concelho de Almada, durante este tempo que falta até às próximas eleições autárquicas!

    Preparem-se, pois esta gente não sabe conviver com a DEMOCRACIA!

    Ainda as autoridades judiciais não começaram a intervir, fruto das queixas crime apresentadas pela PCCA! Ai, ai, ai, ai!

    P.S.: Derrubámos o FASCISMO e também vamos acabar com a DITADURA destes Social Fascistas do PCP, em Almada.

    ResponderEliminar
  32. 0 Propostas e muita má língua é por isso é que poucas pessoas levam o CDS a sério!

    ResponderEliminar
  33. Meus Caros,

    A travessia do deserto já se faz sentir na garganta da Presidente da CMA, daí que aquela necessidade de cuspir, é unicamente um bom começo.

    Uma "mayor" da cidade que ganha premios lá fora a cuspir para o chão, só visto, e colocado na internet.

    Ou será que ela não pretende contribuir para Almada com bom ambiente?

    Almada agradece que não cuspam no chão, especialmente quem deveria ser um exemplo de virtudes.

    Será que alguem lhe pode fazer chegar uns kilos de sal, para ela levar na mochila, na sua travessia do deserto?

    Conde Montanelas

    ResponderEliminar
  34. Zero propostas??? O CDS talvez seja o partido com o programa mais consistente para Almada. E isso tem sido evidente. Mas o pior cego é aquele que não quer ver...

    ResponderEliminar
  35. Oposição em Alamda, apenas uma pessoa: o Sr. Fernando Pena.
    Obrigado por isso, Bem Haja !!

    O resto é faz-de-conta!

    ResponderEliminar
  36. Rua com a fascista Emilia. Vamos todos dar a conhecer este blog. Estes falsos comunistas andam á rasca por andarem a ser desmascarados. Viva o 25 de Abril em Almada. Fora com a ditadura (Emilia/Maia). Povo vamos dar cabo desta ditadura.

    ResponderEliminar
  37. INCRIVEL COMO A EMILIA AINDA NÃO LEVOU UM TIRO NOS CORNOS. BRINQUEM BRINQUEM, COM A CRISE AS PESSOAS VÃO COMEÇAR A ARREAR PORRADA NOS PARASITAS ( COMUNAS INCLUEM-SE NO PARASITISMO NACIONAL)

    ResponderEliminar
  38. http://www.facebook.com/pages/Maria-Em%C3%ADlia-por-favor-n%C3%A3o-me-cuspas/106241626131498?sk=page_getting_started#!/pages/Maria-Em%C3%ADlia-por-favor-n%C3%A3o-me-cuspas/106241626131498?sk=info

    ResponderEliminar