Páginas

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Filhos e enteados!


A propósito da dúvida surgida, há dias atrás, a quando de uma discussão sobre a situação do Eng.º Jorge Abreu (e do indeferimento do seu pedido de dispensa de estágio pelo actual vereador dos Recursos Humanos da CMA e Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Almada), sobre qual seria, afinal, a prática corrente nesta autarquia, resolvi fazer uma pesquisa nos Diários da República (fonte oficial, portanto espero que não venham dizer que são informações falsas) e descobri que, pelo menos há uns anos atrás, era este um acto corrente.
Além dos exemplos da imagem que ilustra este artigo (Ana Cristina dos Santos Furtado, Carla Matias Ladeira do Patrocínio e Maria João da Costa Candeias Baptista Tomé) descobri mais uns quantos técnicos superiores a quem foi concedida a dispensa de estágio:

Cláudia Sofia Mousinho Raimundo Trindade
DR, III série, n.º 263/2001, de 13 de Novembro – página 24.173.

Délia Maria Silva Vicente
DR, III série, n.º 287/2001, de 13 de Dezembro – 26.589.

José Manuel Alves Figueira
DR, III série, n.º 51/2002, de 1 de Março – 4.527.

E outros a quem foi dispensada a apresentação de relatório de estágio:

Domingos Manuel da Silva Rasteiro e José Augusto Marques Rodrigues
DR, III série, n.º 51/2002, de 1 de Março – 4.527.

Encontrei mais quatro nomes, mas estes exemplos já chegam para demonstrar o que pretendo: que a política de recursos humanos da CDU na CMA até a este nível (das dispensas de estágio e da entrega dos relatórios) é injusta e trata de forma diferenciada os trabalhadores: uns são filhos e outros enteados.
O que será que, afinal, distingue estes trabalhadores do Eng.º Jorge Abreu no que se refere à possibilidade que tiveram de beneficiar da dispensa de estágio? Alguém quer adivinhar?

42 comentários:

  1. a diferença está no cartão de melitante do pc

    ResponderEliminar
  2. Sr.Vereador Gonçalves

    não conhecia ninguém que tivesse sido dispensado de estágio?
    Estive a ver com todo o cuidado e estas dispensas foram assinadas por si, e por o camarada carreiras. Sabe é muito feio enganar os Almadenses que são pessoas de bem e trabalhadores honestos.
    será que estão "doentes" os vereadores e como disse a MES:
    "quem está doente, trate-se"

    QUE VERGONHA

    ResponderEliminar
  3. Este Eng. é enteado de certeza porque ao que ouvi deu o parecer técnico que contrariou a filha da MES que ia receber algo.
    O Presidente dos SMAS depois de ver estes DR não falou verdade mas temos de compreender se ele faz e diz o contrário leva ordem de despejo. A MES manda-o a um certo sítio. Ele é simplesmente uma sombra pois não pode governar bem.

    ResponderEliminar
  4. Cara Ermelinda
    Quatro em casos em 2000 funcionários são 0,2%.
    Sobre a sua lista de casos "estranhos"nos SMAS, não vi nenhum.
    Destes, o único que apresenta dos SMAS é da testemunha do sr. Abreu, ricos amigos, para mim é outra vez a história do escorpião e do elefante.
    Até já

    ResponderEliminar
  5. Churchill:
    Dulce Maria Pinheiro Raimundo, Raquel Maria Lopes Pinto, Jorge Manuel de Jesus Marques, Filipa Isabel Bastos Justino dos Santos Correia, etc.
    Chega?

    Há mais, muito mais.
    Depois há os que fizeram de conta que fizeram Estágio, pois nem relatório apresentaram.
    P. ex.: Lurdes Alexandra Neto de Sousa, Carlos Manuel Cavaco de Sousa, Filomena Maria Fonseca Correia Martins, Fábia Natacha dos Santos Mateus, Sónia Andrea Fernandes de Mesquita Freire

    ResponderEliminar
  6. Camarada Carreiras, na AM:
    "é também importante dizer que não se pode falar de cor e daquilo que não se sabe"
    Sem comentários...

    ResponderEliminar
  7. Churchill

    Tens razão vamos matá-los
    obrigado pela dica que me deste das SS.
    já agora responde ao teu amigo, porque tens a porta alta?
    matem o Eng. e a família dele, e matem quem fala verdade.
    Do teu sempre amigo

    ResponderEliminar
  8. Churchill

    Estás a perder qualidades não puseste o nome do homem em minusculas, estou desiludido.
    Já agora dizes que a testemunha é amiga?
    Além da porta és agora almofada?
    É pá deixa o homem fazer algo ou também lhe queres por um cordel lá no sítio?
    Eu por acaso estou sempre no activo e não no passivo como tu, olha a porta, a amiga.
    É pá tem cuidado amigo.

    ResponderEliminar
  9. Todos falam mas o gajo tem uma mulher muita boa e giraça.

    ResponderEliminar
  10. táme cá a prcer q este chuchuil sabe mto + do q quer deixar q a malta preceba
    este bicho é do aparelho da pide
    e se calhar é bicha e n bicho
    vou investigr e já volto

    ResponderEliminar
  11. Mafaldinha
    Chega sim Sra., diga-nos lá se puder destes 4 quantos trabalham nos SMAS e quantos eram de concurso para técnico superior?
    O relatório, oh por favor, o que interessa é o que se recebe a menos durante um ano, não me faça de parvo!

    Carlos Manuel
    Eu sei que é insuficiência minha, mas se escrever em português em vez de tabernês talvez consiga perceber o que diz e responder.

    Até já

    ResponderEliminar
  12. Churchill
    Todos são do SMAS e téc. sup.
    Pense lá noutra pergunta...

    ResponderEliminar
  13. Churchill

    Que desilusão eu não estou a falar em tabernês. Estou a falar em alternês.
    a pergunta é porque è que a tua porta é alta?
    A outra é porque é que o sr.abreu não pode ter amigas, digo amigas?
    já dá para perceberes amigo, é que não conheço a tabernês. Desculpa pá é um problema meu, gosto é da alternês, mas cada um sabe de si.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Anónimo às 11:24
    Qd pergunto qts são quero dizer qts trabalham lá?, não de pessoas que estão noutros locais do Estado!, se calhar já eliminei metade.
    Qd disse qts eram de concurso para técnico superior não estava referir os que por alteração da lei passaram de técnico para técnico superior. Se calhar eliminei a outra metade.
    Quer mais perguntas?
    Até já

    ResponderEliminar
  15. Este Churchill, servidor público da câmara se podia pôr a trabalhar em algo sério, em vez de estar a controlar e defender o indefendible.

    ResponderEliminar
  16. Carlos Manuel
    Não percebi quase nada, isso são enigmas em cima uns dos outros.
    Mas os SMAS também o impediram de ter amigas?, é esse o problema?.
    Acho que vou passar a tratá-lo por Calimero em vez de Abreu.
    Até já

    ResponderEliminar
  17. Churchill

    Vai chamar abreu a quem te fez as orelhas. Estás a desconversar

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Churchill

    Já vi que a ribeira de sacavem te faz mal as ideias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Carlos Manuel
    Calimero é para chamar ao verdadeiro Abreu, não se incomode.
    No seu caso a baptizá-ló seria algo entre o Tom Sawyer, um chico esperto, e o Marco, sempre à procura da mãe que já fugiu.
    Até já

    ResponderEliminar
  20. Carlos
    Sacavém !!!
    Está outra vez a sugerir um inocente.
    Continue a tentar, um dia acerta.
    Até já

    ResponderEliminar
  21. Anónimo das 04:29h

    Você não dorme?
    Quanto ao cartão. Infelizmente parece ser verdade.

    ResponderEliminar
  22. Anónimo das 8:59h

    Pois. Apanha-se mais depressa um mentiroso do que um coxo.
    E quando a memória é curta, mais vale dizer que não se sabe, que não se lembra, que vai verificar, etc. e tal, mas nunca fazer afirmações taxativas.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo das 9:18h

    Infelizmente há muitos enteados na CMA.
    E o que consta é que até o PCP manda muito pouco na CMA.

    ResponderEliminar
  24. Churchill (às 9:43h),

    Primeiro: Não deve comparar os casos de ingresso na carreira técnica superior com o número total de funcionários. Quando muito, compará-los-ia dentro do universo dos técnicos superiores e, se quer ser rigoroso, considerando apenas os que estão na base da carreira.
    Segundo: A política de recursos humanos deve ser apenas uma. E se os SMAS são presididos por um vereador da CM faz sentido que assim seja, não?
    Terceiro: É irrelevante se os casos que descobri (mas acredito que haverá muitos mais, bastaria continuar a pesquisar) são da CMA ou dos SMAS. Afinal não são todos funcionários do município?
    Por último: como é que sabe quem é que foi testemunha no processo do Eng.º Jorge Abreu? Essa informação não consta dos documentos públicos… hum!

    ResponderEliminar
  25. Mafaldinha:

    Você sabe umas coisas, amiga.
    Pode fornecer-nos essas informações? Mas por e-mail.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo das 10:01h

    Esse conselho deveria ser dirigido ao senhor vereador José Gonçalves.

    ResponderEliminar
  27. Carlos Manuel:

    A conversa não é comigo, mas não resisto…
    Que raio de diálogo: SS, morte, porta almofadada, verdade, amigos, activo e passivo?

    ResponderEliminar
  28. Anónimo das 10:23h

    Desculpe, mas se não tem nada a dizer, escusa de deixar comentários dessa natureza.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo das 10:39h

    Caríssimo, se volta para usar de novo este tipo de linguagem é melhor ficar-se lá pelas bandas para onde foi.

    ResponderEliminar
  30. Carlos Manuel e Churchill:

    Tabernês, alternês… Deixem-se de, peço desculpa, conversas parvas. Ou acham que, assim, se esclarece alguma coisa?

    ResponderEliminar
  31. Churchill (às 12:12h)

    Não é comigo. Mas decerto não se importa que dê uma palavrinha, pois não?
    Acha mesmo que, para aferir dos critérios de equidade e imparcialidade (ou não) da política de gestão de recursos humanos (onde se inclui a questão das dispensas de estágio, também) as questões que coloca servem para alguma coisa?
    Se as pessoas estão noutros locais, mas ingressaram na carreira técnica superior através da CMA não acha que devem ser consideradas? Porquê?
    Se os trabalhadores ingressaram na categoria de técnico superior através de reclassificação (presumo que é isso que está a dar a entender. Será?) são eliminados porquê?

    ResponderEliminar
  32. Anónimo das 12:18h

    Não sei se o Churchill trabalha. E para o caso pouco ou nada importa.
    Mas que está atentar defender o indefensável está: o vereador JG afirmou que não conhecia casos de dispensa de estágio e, no entanto, ele próprio assinara alguns… mentiu porquê?

    ResponderEliminar
  33. Churchill (às 12:22h)

    Não acha que está a ir longe demais?
    Critica quem faz suposições sobre a sua identidade. E, agora, vem fazer piadas com o que não sabe.

    ResponderEliminar
  34. Carlos Manuel:

    Não acha que está a ir longe demais?
    Tenha um pouco de tento na escrita.

    ResponderEliminar
  35. Ermelinda
    Vamos por partes
    O nome da testemunha já aqui circulou nos comentários dos trabalhadores das Etar, abundantemente.
    Acha excessivo comparar estes casos com o universo total, de facto, mas se é para ser rigoroso também não devia misturar o presidente actual dos SMAS com as suas funções anteriores. A dispensa ou não de estágio foi decisão do anterior. O facto de ele ter assinado umas dispensas em 2001, na CMA, não o faz conhecer a existência de dispensas nos SMAS, ou faz?
    E vai desculpar mas o sr. Abreu não teve dispensa ou não teve resposta?, é que a Sra. tem alegado que o tribunal condenou o SMAS por não ter dado resposta (presumo que seja um problema de provar em tribunal).
    A política dos SMAS deve ser coerente com a CMA, talvez, de acordo com a sua concepção política, e da CDU (nisso dou-lhe razão) mas se tem autonomia deve ser para alguma coisa.

    Sobre a equidade.
    Interessa sim saber, porque o sr. foi trabalhar para o SMAS, deve comparar-se com os seus pares.
    Nos seus casos há uma pessoa dos SMAS, nos da Mafaldinha ficamos sem a resposta dela. Dois dos casos entraram para a carreira de técnico, é outra coisa.
    Depois há realmente casos de pessoas que eram funcionários, concluíram estudos e aguardaram anos para ser reclassificados, estando muitas vezes a exercer funções acima do que recebiam.
    Há também casos de pessoas que estão requisitadas, e apesar de os concursos "correrem" pelos SMAS, na verdade exercem noutro local. É assim em toda a função pública.

    Por fim, se nos mostrar que metade dos técnicos superiores dos SMAS tiveram dispensa de estágio eu peço já desculpa e dou a razão ao seu caso.

    Até logo

    ResponderEliminar
  36. chuchil, vai dar banho ao cao, ta?
    a t converasa nao vende nada
    es o impessilho do blog
    vai de ferias a coreia do norrrte, tas cansado

    ResponderEliminar
  37. Dra.ermelinda

    A Sra.tem razão quanto ao modo de falar, mas se há pessoas que não merecem resposta é o churchill ou melhor piolhoso é um nome mais apropriado. Sou comunista mas não oportunista nem corrupto muito menos fascista.
    Não responda ao piolhoso, pois assim vai pregar aos chatos.
    desculpe a linguagem mas não aguento "estúpidos de palas".
    a função do piolhoso é dispersar o tema e criar confusão

    ResponderEliminar
  38. Minda:
    Pensamos que as visitas dos "22 de Dezembro de 2010 14:42"
    São de visitantes que já conhecemos. Atenção.

    ResponderEliminar
  39. Churchill,

    Quer-me cá parecer que o nome da testemunha não circulou assim tantas vezes… mas, “tá bem”!
    A não pronúncia atempada sobre o pedido inicial de dispensa de estágio foi problema do anterior Presidente, sim.
    Mas a análise do pedido, no cumprimento da decisão do tribunal, já foi responsabilidade do actual.
    E não confunda as coisas. O tribunal condenou a CMA (e não os SMAS porque os SMAS não têm personalidade jurídica) a reintegrar o trabalhador visto ele ter sido ilegalmente afastado da lista de classificação final. E, além disso, condenou também a autarquia a pronunciar-se sobre o pedido de estágio.
    Assinou uma dispensa em 2001? Foi na CMA e não nos SMAS? Pois… mas, insisto (apesar da autonomia dos serviços), a política de recursos humanos não deveria ser a mesma já que são todos trabalhadores do município?
    O problema da CDU é que não tem critérios pré-definidos, aqui como noutras matérias faz as coisas ao “sabor do vento” (para não dizer, consoante o candidato assim é a política).
    Quanto ao caso em apreço, meu caro, o que interessa saber, isso sim, é quais são os critérios objectivos (os que decorrem da lei e os que possam ser o resultado de orientações políticas) para dispensa de estágio.
    O resto é música…

    ResponderEliminar
  40. Carlos Manuel,

    Então admite que ouve excesso de linguagem e volta quase ao mesmo?
    Adoptei uma nova política: responder a todos mesmo que as suas intervenções sejam feitas com a intenção de arreliar.
    O melhor remédio é dar-lhes um sorriso.

    ResponderEliminar
  41. Maria das Candeias:

    Pois, efectivamente há por aqui muitos anónimos que são o/os visitantes do costume.
    Mas não se preocupe… eu sei tratar deles.

    ResponderEliminar
  42. Maria das Candeias
    Então a Eva, está boazinha?
    Até logo

    ResponderEliminar