domingo, 19 de junho de 2011

Uma deliberação histórica...

Aconteceu em Almada! Pela primeira vez. Algo impensável. A Assembleia Municipal (maioria CDU) aprovou, por unanimidade, a criação de uma "Comissão Eventual" para apurar várias denúncias gravosas sobre a gestão de pessoal na autarquia (CDU), em particular o caso do engenheiro Jorge Abreu, vítima de mobbing desde há cerca de 15 meses por dois dirigentes dos SMAS (Ramiro Norberto e Paulo Gonçalves), perante a conivência do vereador dos recursos humanos, José Gonçalves, e a indiferença da presidente da Câmara, Maria Emília de Sousa, todos cúmplices deste crime vergonhoso contra a dignidade pessoal e profissional daquele trabalhador.
As denúncias sobre este caso têm vindo a ser difundidas, desde quase há um ano atrás, nas páginas deste blogue e não pela filha do trabalhador (que, num acto de grande coragem, enfrentou " as feras" e, de forma serena mas firme, mantendo uma postura de grande dignidade mas onde se percebia a indignação que lhe dava forças para colocar na voz a revolta pelo que estão fazendo ao seu pai foi, na passada 5.ª feira à Assembleia Municipal denunciar o que se passava - intervenção que aqui ontem divulgámos em primeira mão).




Esta decisão histórica da Assembleia Municipal de Almada é, ainda, a demonstração de que o exercício empenhado da cidadania pode influenciar o poder político se souber resistir e não desistir. Assim tem sido desde meados do ano passado... persistentemente, vamos denunciando na blogosfera, nas redes sociais e na comunicação social, as más práticas de gestão (em particular ao nível dos recursos humanos mas, também, noutros sectores) da CM de Almada, sendo que algumas situações já foram entregues ao Ministério Público e estão em fase de investigação..

28 comentários:

Anónimo disse...

Um grande bem-haja Ermelinda pelo seu notável trabalho de denúncia dos crimes que esta gente (que se diz comunista) tem praticado na Câmara e que, felizmente, está documentado nas páginas deste blogue.
Que o seu exemplo continue a dar coragem a mais pessoas para, como a Inês, denunciarem os muitos abusos cometidos por dirigentes sem nível (profissional e pessoal) que ocupam os lugares apenas por serem "amigos" ou "camaradas" destes políticos, também eles sem carácter.

Carlota Joaquina disse...

Concordo com o anónimo anterior.
Mas é bom que não se esqueçam da pessoa que originou toda esta situação execrável: a filha da senhora Presidenta (a engª Alexandra) e perante quem, por ser quem é, todos os outros dirigentes e políticos se vergam.

Espero que essa comissão seja, efectivamente, imparcial na análise dos factos e elaborem um relatório a ser presente à Assembleia Municipal o mais breve possível para que todos saibamos (os/as munícipes têm esse direito) o que se passa.

Mas, desejo, em 1.º lugar, que consigam fazer com que as retaliações sobre o trabalhador parem e que seja reposta a legalidade em relação aos erros cometidos.

E, a seguir, para que sejam consequentes, apuradas responsabilidades, exijam a quem de direito (câmara e ministério público) a penalização dos infractores: instaurando os competentes processos disciplinares e iniciando a investigação judicial indispensável.

Pois que este tipo de pessoas não podem continuar a merecer ser dirigentes, no mínimo devem perder a comissão de serviço, e merecerão ser punidos judicialmente por todos os crimes cometidos, assim como os políticos que lhes têm dado cobertura.

Quero crer que a Assembleia Municipal de Almada deixou de ser um órgão amorfo, mera câmara de eco do executivo municipal, e vai passar a cumprir, efectivamente, a sua principal competência, como a Ermelinda disse, e muito bem, na sua intervenção: acompanhar e fiscalizar a actuação da Câmara Municipal. Finalmente! Já não era sem tempo.

Obrigada à "Plataforma de Cidadania do Concelho de Almada". Cidadãos e cidadãs atentos ao que se passa na sua terra, e interventivos, conseguem que tenhamos políticos empenhados pois eles, assim, sabem que há que os esteja a avaliar e tentarão cumprir o seu papel com maior eficácia.

Maria Leonor disse...

eu se fosse ao vereador de recursos humanos ponderava as respostas muito bem. pois nessa AM ele teve o desplante de dizer que o que os tribunais decide o município tem o direito de discordar, se fosse a este senhor tinha vergonha pois brincou com o dinheiro de todos nós aos recursos e acreditem que foi uns bons milhares de euros pois foi até ao supremo é engraçado que 14 juízes deram razão ao Eng. mas o município está acima da lei.Por isso vai de castigar o trabalhador, piores que o Dr.Salazar quando os mandava para o Tarrafal.
Sr. vereador dos recursos humanos abra a pestana porque a cobra cuspideira aiaiai está a promover a pardaleca e a manipulá-lo fraca personalidade a sua não bater com o pé.

Maria Leonor disse...

errata
Onde disse 14 juízes na realidade são 17

Anónimo disse...

Vamos criar um movimento eng Abreu a presidente dos SMAS.
O homem é tão bom que não merece menos que isso.

E de caminho vamos demitir todos os dirigentes actuais, aquela corja que levou Almada para o lugar em que está (lá no topo da lista, vá lá entender-se isto!)

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 11:35h, não brinque com coisas sérias e deixe de deturpar os factos e apresentar conclusões parvas que ninguém aqui colocou.
Os dirigentes incompetentes e sem ética estão identiicados, são aqueles já bastas vezes aqui referidos (tais como esse Ramiro Norberto, por exemplo).
Mas nunca aqui vi ninguém dizer que nos SMAS são todos incompetentes.
Felizmente que não o são e entre os mais de 500 trabalhadores há centenas de pessoas bastante competentes.
E são elas que permitem os bons resultados de execução dos SMAS apesar dos inúteis que por ali andam (algumas dezenas, mas não mais que isso).
E entre essa cambada de oportunistas deve estar o senhor anónimo.

Anónimo disse...

Não percebo como é que o PCP ainda mantém estas aventesmas no poder.
Melhor figura fariam se retirassem a confiança política a esta gentalha (Maria Emília e José Gonçalves).
Assim talvez conseguissem limpar a imagem até às próximas eleições.
Agora, persistindo na asneira só vão conseguir deitar tudo a perder.

António Mateus disse...

Sou comunista já o meu pai o era, fui perseguido algum tempo pela PIDE e fui salto para França.
Tenho vergonha do que soube, da perseguição que fazem a esse tal Engenheiro faz-me voltar às lembranças passadas, contudo foi muito mais facil para mim do que julgo estar a ser para essa família.
Não me façam ter vergonha de ser comunista, de ter lutado contra tudo isto que o meu querido partido desde menino sempre me ensinou o direito e respeito de igualdade pelo próximo.
Agradeço aos representantes desta autarquia parem de fazer perseguições e respeitem enquanto a tempo de emendar o que já fizeram de mal.
obrigado.

Anónimo disse...

Cuidado com a PIDE do PCP. O PCP de ALmada está cheio de pIdes, de casanovas, e outros burgueses. piores que os fascistas. mnunca mais votarei nesta escumalha

Anónimo disse...

AiAI GOnçalves a oportunista da pardaleca ainda te passa a rasteira

Churchill disse...

Olá
Com isto da troika tenho estado ocupado a trabalhar, e por isso não tenho passado por aqui.
Qual não foi o meu espanto ao reparar que o homem do mobbing está de volta.
Então agora queria ser dirigente num local onde nenhuma chefia se consegue dar com ele?

A filha é isso mesmo, perdoa-se tudo.
A GT usar a rapariga é que já não percebo, um mínimo de dignidade fica sempre em.

No meio disto lá voltou a história dos engenheiros verdadeiros e falsos. Mas ainda alguém acredita que depois de anos de denuncias, os tais supostos falsos eng. ainda estejam como dirigentes?
Não salta à vista que é atirar barro à parede.

E outro concurso com vários dirigentes, agora o problema são as habilitações?, já não são os laços familiares? Estão sempre a mudar as razões, assim é complicado.

Bye

Anónimo disse...

olá churchill, deste à costa, então estás a trabablhar com a troika e os teus camaradas sabem?
Então estás a trair assim o teu glorioso partido? Ou és representante infiltrado do PCP nas negociações?

José Adelino disse...

Olha o WC

ès A... a Grande Timoneira não utilizou ninguém, ou pensas que a filha do Homem é igual às que estás habituado não têm personalidade?
Limpa o Wc que está...

Churchill disse...

Anónimo
Não tem sido trabalhar com a troika, mas para a troika, para pagar o que nos emprestaram.
Sobre os camaradas, vá ler homem, não é de agora que escolhi um outro caminho. Não me confunda com a camarilha da plataforma, que já pararam por todo o lado, e continuam à procura de tacho.

Ao outro
Se a filha do sr. é assim tão responsável, podia bem ir trabalhar para ajudar a familia, que é o que já fizeram muitos milhares antes dela.

Bye

Manolo disse...

Provavelmente Churchil nem todos são como tu então criticas o Prof. Salazar e pões os teus descendentes a render e agora queres que o Homem faça o mesmo à filha dele. Não me parece que ele tenha os teus princípios podres.
Penso que a democracia e liberdade é para todos não é só para alguns.
Certamente que ele quer o melhor para a filha será certamente uma das conquistas do 25 de Abril. Não percebes, é natural pois a tua filosofia é o que é teu é teu o que é dos outros é de todos.

Trabalhador do lixo disse...

é pá o pessoal também só se preocupava com o Cunhal e esqueciam todos os outros camaradas?
Claro que não falavase do cunhal porque foi aquele que sempre deu a cara. Perceberam?
Conheço muitos mais na mesma como ele só que nao tem coragem e no sítio para divulgar pois o medo e os castigos sao muitos.

Anónimo disse...

Este gajo, o WC, é um porco sem carácter. Julga todos pelas suas medidas, sem nível e cobardes.
Cada vez que aqui vem só vomita asneiras.
Coitado. Se tiver filhos e estes sairem ao pai estão tramados, tal a falta de princípios (e depois julga que todos são assim).
E só demonstra ser mais um dos muitos incompetentes que todos temos de suportar.
Já confunde meses com anos. Para quem vem aqui tantas vezes devia ter percebido que o assunto dos falsos engenheiros foi denunciado aqui talvez para aí há uns dez meses e não há vários anos.
E é tão idiota que só processa uma informação de cada vez: as fals«catruas na contratação de pessoal têm várias origens, meu caro... uns lugares são para os amigos, outros para os camaradas, alguns para a família e e entre estes "favorecidos" muitos são os que não têm sequer habilitações para o efeito. Será que percebeu?

Churchill disse...

Manolo e outros palermas
Então agora trabalhar é uma desonra?
Nas conquistas de Abril está que os meninos podem ter direitos de adulto, emitir opiniões de boca cheia, e não precisam de trabalhar?
Se calhar, é por haver muitos anormais a pensar assim que o país está como está!

Anónimo disse...

WC, tu nem sabes o que é trabalho, de tanto que chulas na CMA
Para ti, tudo tem sido fácil na vida, mas a mama vai acabar-te....

ESCLARECIDOS disse...

ESTÁ TUDO INDIGNADO COM A FALSIFICAÇÃO COM SELO BRANCO NO DOCUMENTO DADO AO TRABALHADOR PARA APRESENTAR NAS FINANÇAS.
NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTES SENHORES FALSIFICARAM DOCUMENTOS QUE EM PLENO TRIBUNAL IMPRESSORAS A PRETO/BRANCO QUAL MILAGRE DE "CDU/ALMADA" SAIA A CORES. A OLIVIA BEM SE ESFORÇOU COITADA, TEVE DE RESPONDER AO COLECTIVO QUE NÃO TINHA EXPLICAÇÃO.
AH
SABEM A OLIVIA É UMA DAS QUE RECEBE DE ANOS ANTERIORES, FOI O FAVOR QUE FEZ PARA MENTIR.

Anónimo disse...

Então, isso não é nada !
Quando foi do EMAS, deram aos trabalhadores que participaram nas reuniões, um papel a assinar em como tinham recebido dinheiro pelo trabalho efectuado.
Mas dinheiro, nem vê-lo...
Também deve ter ido para o partido e para os bolsos de alguns social-fascistas !
A Câmara de Almada é assim, "cada cavadela, sua minhoca"!

Haja Justiça, e vai tudo preso...

João Pedro disse...

Gosto da imagem destes "posts", da torneira a pingar.
O pingo representa bem a Vereação do PCP: aos dois, já só lhe resta cair; voltar atrás já não voltam!

Almada vencerá, livrando-se destes corruptos
Cada dia que passa é um dia mais tarde para se fazer História!

ESCLARECIDOS disse...

O SOROMENHO DA INFORMÁTICA DOS SMAS TAMBÉM RECEBE DE ANOS ANTERIORES, MAS HÁ MUITOS MAIS

ELE ESTÁ A FAZER UM FAVOR AO PARTIDO ESTÁ A VIGIAR O QUE O HOMEM FAZ NO COMPUTADOR, POR ISSO LEVA UM BONÚS

Teresa Sousa Lins disse...

Concordo com o João Pedro.
Eles sabem que o fim está próximi e não têm como escapar.
E daqui até ás autárquicas vão mesmo ficar arrasados.
Lamentável é que todo este trabalho da Ermelinda, que bem podia estar a capitalizar a favor do BE sirva apenas para outros virem a lucrar com isso.
No BE bem arrependidos devem de estar. Ninguém é insubstituível mas outra autarca como a Ermelinda é difícil de encontrar.
Parabéns pelo seu trabalho, pelo empenho que demonstra, pelo seu dinamismo.
É de gente assim que Almada precisa. Ainda bem que saiu do BE mas não cruzou os braços. Se o fizesse seria uma grande perda para o nosso concelho.
Obrigada por tudo.

Anónimo disse...

ísto é só rir, tantos idiotas num país tão pequeno, corruptos são os que deixaram o país neste estado, com isso não se incomodam, preocupam-se com Almada que está no topo das Autarquias em Portugal apenas pela sede de poder e não de servir...vocês não passam de reles escumalha...

Anónimo disse...

Com pedófilos ou sem pedófilos nas proximas autarquicas é votar no PS, PSD ou CDS para correr com os vigaristas burgueses do PCP. rua com o bando de malfeitores do PCP.

Anónimo disse...

de preferência com pedófilos que comparados com os do blog são gente séria...bem? ok...ficam empatados

historiador disse...

Ao anónimo anterior aqui ninguem está a falar em partidos.
O PCP também tem esses de que fala-
GRAVE GRAVE
é o partido que fala aos 4 ventos e diz que luta pelo direito dos trabalhadores e nada é pior que o fascismo.
não nos podemos admirar do partido que fala da tão corajosa Catarina Eufémia que coitada não se lhe conhece nenhum familiar em Baleizão.
Como vê este partido só vive de mitos criados por eles e também mata quando as grandes figuras não se querem ligar ao mesmo vejam o que eles fizeram ao General Humberto Delgado. Ou ainda é dos que pensa que foi a pide?
o General estava a ter muito protagonismo não precisava do PCP para nada, talvez um dia a verdadeira história apareça.
Este é o partido que quem se lhe opõe é para abater, têm a escola toda de Estaline que foi muito pior que Hitler.

Related Posts with Thumbnails